Quando chega a hora de escolher o piso, é sinal que a obra ou reforma está chegando ao fim. E aí bate a dúvida: qual piso escolher? Qual revestimento escolher?

Primeiro passo antes de tudo: avalie o ambiente que será colocado. Como é a temperatura na região? frio ou quente? o cômodo é úmido? Tudo isso precisa ser levado em consideração.

Após responder a todas essas perguntas, acompanhe a leitura para descobrir qual é o piso ideal e como escolher!

EXISTE DIFERENÇA ENTRE PISO E REVESTIMENTO?

A principal diferença entre os dois é a sua superfície de aplicação. Os pisos são aplicados no chão, com uma variedade de formatos e várias dimensões. Já os revestimentos são usados para o chão e paredes.

TIPOS DE PISOS:

No mercado há vários tipos e modelos de pisos, listamos os mais procurados:

Piso vinílico;
Cerâmica;
Cimento queimado;
Porcelanato;
Laminado.

ESCOLHENDO O PISO IDEAL:

Saiba as características de cada piso e qual deles pode ser o ideal para cada ambiente:

VINÍLICO

O piso vinílico é feito com cloreto de vinila ou PVC. O material vem em placas, réguas ou mantas.
O piso vinílico é indicado para ambientes internos, sendo super fácil de aplicar, proporcionando ao ambiente aconchego, conforto e beleza. Além disso, é um piso resistente, fácil para limpezas e manutenção e custo-benefício ótimo.

Existem vários tipos e texturas para você escolher qual combina mais com a decoração do seu lar. Mas tenha cuidado ao adquiri-lo, pois, por ser um material feito a base de PVC, esse tipo de revestimento pode marcar com facilidade e a sua durabilidade não é tão longa, comparado a outras opções do mercado. Então tenha em mente o cuidado que ele precisa para não arranhar o material.

CERÂMICA

O piso de cerâmica é indicado tanto para espaços internos, quanto espaços externos, sendo uma opção muito prática e resistente. Muitas vezes ao escolher o piso, ficamos em dúvida entre optar por porcelanato ou cerâmica.

A cerâmica tem um custo benefício mais baixo em relação ao porcelanato, mas a sua limpeza é muito mais fácil e sua aplicação também. Quando for escolher sua cerâmica, fique atento aos modelos e se seguem a tabela padrão de PEI (Porcelain Enamel Institute), quanto maior o número da especificação, mais resistente será a cerâmica.

Confira as especificações:

PEI 0: recomendado somente para paredes;
PEI 1: recomendado para banheiros residenciais sem porta externa, em áreas de pouco movimento. Baixa resistência a sujeiras abrasivas;
PEI 2: recomendado para banheiros e dormitórios residenciais sem porta externa e com movimento moderado de pessoas. Resistência média a sujeiras abrasivas;
PEI 3: pode ser utilizado em todas as dependências residenciais sem portas externas;
PEI 4: pode ser utilizado em todas as dependências residenciais e pequenas salas comerciais;
PEI 5: pode ser utilizado em todas as dependências residenciais, comerciais e industriais.

CIMENTO QUEIMADO

Se o estilo da sua casa é mais rústico ou industrial, o piso de cimento queimado é uma ótima escolha, por ter uma aparência de inacabado, traz um estilo único para sua decoração. Ele é feito a base cimento, areia e água, finalizado com pó de cimento.

As vantagens em ter esse tipo de piso é a sua aplicação ser fácil e o custo baixo, só não é indicado para ambientes úmidos, como o banheiro ou lavanderia.

PORCELANATO

Muito usado no Brasil, o porcelanato é um dos revestimentos mais bonitos do mercado, com várias opções de modelos e cores. Sem falar que é um material de alta qualidade e a sua manutenção é simples. Não tem restrição para colocar o piso, sendo mais indicado para aplicá-lo em cozinhas e banheiros por ser resistente à umidade e ao vapor.

Graças a tecnologia, hoje existem diversas versões de porcelanato que reproduzem madeira, cimento queimado, mármore, aço, entre outros. São infinitas opções para decorar sua casa do jeitinho que deseja!

Porém, o material do porcelanato é mais frio quando comparado com outros tipos de revestimento. Se você gosta de andar descalço pela casa, ele não é uma opção muito vantajosa.

LAMINADO

O piso laminado é buscado por muitos por ser parecido com o revestimento de madeira e ter um custo-benefício mais baixo e um resultado lindo, trazendo um clima natural ao ambiente.

Como é um piso que não se dá muito bem com umidade, é mais indicado a sua aplicação em ambientes internos. Por isso, tenha cuidado na hora da limpeza da casa e não deixe uma grande quantidade de água no piso, isso afeta a durabilidade do mesmo.

Uma das vantagens de escolher o piso laminado é que ele proporciona conforto térmico e acústico, mantendo uma temperatura agradável. São muito resistentes a riscos e manchas, alguns ainda contam com um tratamento para inibirem a poeira.

DICA EXTRA!

Quando for aplicar o piso ou revestimento, conte com o serviço de profissionais para fazer o assentamento das peças e escolha pisos de qualidade. Na Nichele oferecemos uma enorme variedade de pisos e revestimentos para agradar o seu gosto!

Em nossas lojas e no site, você encontra argamassa para pisos, rejuntes, pastilhas e faixas decorativas e vários outros complementos.

Deixe um Comentário

Categorias & Tags

Categories: Decoração

Nossas Lojas

Marcas Parceiras