Está precisando de um martelo como a Sofia e o Pedro? No texto de hoje vamos te mostrar os tipos de martelos e para que servem! Toda caixa de ferramenta que se preze precisa ter um ou alguns tipos de martelo!

Multifuncional, o instrumento consiste, basicamente, em uma cabeça de aço com cabo de madeira, ou então em uma cabeça de aço com cabo do mesmo material.

Mesmo assim, há diferentes tipos de martelo disponíveis e cada um deles é responsável pela execução de uma tarefa. E para saber qual o modelo que vai incrementar seu kit de ferramentas, fique por aqui, que a gente te ensina!

Tipos de martelo

Um dos tipos de martelo mais comuns e, portanto, mais conhecidos é o martelo de unha. Mas existem ainda o martelo de pedreiro, martelo chapeador, martelo de borracha, martelo bola e martelo pena. Vamos ver cada um?

  • Martelo de unha ( https://bit.ly/3c5uGLD )
    O martelo de unha é um dos tipos de martelo mais comuns e versáteis do mercado. O modelo tem a função dupla de martelar e remover pregos de diferentes superfícies. Ele serve para fixar pregos com um dos lados da cabeça e arrancá-los com a outra extremidade.
  • Martelo de borracha ( https://bit.ly/3c5CWvo )
    O martelo de borracha pode ser interessante, caso esteja trocando azulejos ou pisos, pois eles são ideais para ajustar materiais sensíveis, como a cerâmica. O martelo de borracha serve para executar trabalhos delicados como assentamento de pisos e azulejos, sem danificar os materiais.
  • Martelo de pedreiro (https://bit.ly/3D89wsr)
    O martelo de pedreiro leva o nome do profissional que mais faz uso da ferramenta. O modelo se assemelha a uma talhadeira e é destinado para trabalho em alvenaria. O martelo de pedreiro serve para assentar e partir tijolos. A parte achatada do modelo é indicada para cortar tijolos sem causar danos nas peças.

Dicas para escolher o melhor tipo de martelo

Existem algumas dicas essenciais na hora de escolher o melhor tipo de martelo para sua obra ou reparo. É sempre bom verificar:

• Para qual trabalho será usado o martelo. Alvenaria, cerâmica, pequenos ajustes. Cada tipo de martelo tem função específica.

• O peso da ferramenta. Esse fator influencia diretamente na intensidade que o trabalho exige (muita ou pouca força).

• Quanto mais leve for o peso do martelo, mais preciso será.

• Verifique o acabamento do cabo. Ele determina o conforto, a durabilidade e a precisão.

• Preste atenção nas medidas do martelo: a largura da cabeça está ligada à precisão. E o comprimento do cabo, além da precisão, indica a força empregada na martelada.

Cuidados na hora de usar um martelo

É importante lembrar que a escolha correta do martelo determinará o resultado final da sua obra, e os cuidados na hora de usá-los também, por isso:

• Não deixe de usar Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para garantir sua total segurança durante o manuseio dos martelos.

• Procure não utilizar martelos com o cabo solto ou danificado, ou então cabeças que apresentem trincas ou desgaste.

• Segure-o firmemente pela ponta do cabo.

• Quando for martelar, certifique-se que a cabeça do martelo esteja em paralelo com a superfície a ser martelada.

Todos esses tipos de martelo você encontra na Nichele Materiais de Construção!

Deixe um Comentário

Categorias & Tags

Categories: Sem categoria

Nossas Lojas

Marcas Parceiras