Item popular nas casas brasileiras, o filtro de barro é um utensílio que carrega valor histórico e cultural. No episódio dessa semana de Casal em Construção, a Sofia e o Pedro conheceram um pouco mais sobre esse filtro. Então, por que não entender um pouquinho sobre esse objeto e aprender sobre os cuidados que devemos ter com esse tipo de filtro em casa? Confira:

Uma peça histórica e brasileira

O filtro de barro surgiu no Brasil no final do século 19, com o surgimento de várias empresas de cerâmica comandadas por imigrantes italianos e portugueses em solo paulista, sendo um dos primeiros bens de consumo criados pela indústria nacional. O uso da cerâmica também é uma tradição iniciada pelos indígenas há séculos. Por causa de seu preço acessível e sua eficiência, o filtro tornou-se o principal equipamento de filtragem doméstica de água no Brasil. Gerações de brasileiros devem ao filtro de barro a oportunidade de poderem beber água limpa e fresca, dentro de suas próprias casas.

Atente-se aos cuidados com seu filtro de barro

A limpeza periódica a cada sete dias é o principal cuidado que você deve manter com seu filtro. Também é indicado utilizar uma esponja ou um pano úmido diariamente, na parte externa do filtro, para evitar que “cristais” e pequenos grãos de argila apareçam em sua superfície. A vela do filtro deve ser trocada a cada 6 meses, ou a cada 500 litros de água.

Não utilize produtos químicos e multiuso no filtro, a higiene deve ser feita apenas com água, pois o material poroso pode absorver produtos de limpeza e comprometer a qualidade da água.

Filtros de barro devem ser armazenados em locais frescos e arejados, longe do sol. Não coloque o filtro em móveis que possam ser danificados por umidade e água, como superfícies de madeira, por exemplo.

Aposte em modelos decorados e estilosos

Que tal escolher um modelo que combine com a decoração de sua casa? Coloridos, com arabescos e desenhos na cerâmica, encapados, há estilo para todos os gostos!

Se você quer dar um toque especial no local onde você coloca seu filtro, aposte nas plantinhas e no verde da natureza! Além da combinação ficar linda com a cerâmica e contraste de tons, ele pode ser usado para segurar plantas maiores e pesadas e garantir uma decoração especial para sua cozinha ou jardim.

Vantagens: água fresquinha e consumo sustentável

Além de capacidade de manter a água sempre fresquinha, aproximadamente 5ºC abaixo da temperatura ambiente, o utensílio é reconhecido por sua eficiência de filtragem, garantindo um líquido sem odores, gostos e de qualidade. Outra vantagem do objeto está em sua fabricação e funcionamento sustentável, já que nenhum material tóxico é utilizado em seu processo de produção e não há necessidade de energia elétrica para que ele funcione, pois a filtragem é feita através do método gravitacional.

E ai, gostou desse filtro? Então, vem para a Nichele e leve o seu filtro de barro para casa! Aqui você encontra filtros de barro de todos os tamanhos e capacidades!

https://bit.ly/3CWQWCx

Deixe um Comentário

Categorias & Tags

Categories: Sem categoria

Nossas Lojas

Marcas Parceiras