Conheça as exigências e soluções para montar um banheiro mais acessível a todos.

Um banheiro acessível pode ser montado de muitas maneiras diferentes, de acordo com a necessidade da pessoa. Deve ser totalmente utilizável por um cadeirante, mas isso não quer dizer que ele precisa ter toda aquela aparência branca de banheiros de hospital. Com os itens cada vez mais modernos e sofisticados você pode montar um banheiro bem bonito.

Para começar a montar um banheiro acessível, você precisa antes dar uma olhada na norma NBR 9050. Nela você encontra as orientações para a criação de qualquer projeto de banheiro acessível. De forma geral, ela mostra que a primeira providência que você tem que tomar ao decidir projetar é fazer a porta do banheiro acessível com 80 cm de largura, no mínimo, para a passagem da cadeira de rodas. O piso tem de ser nivelado e sem degraus.

E para não ter aquela invasão de água em ambientes contíguos, o indicado é deixar um desnível bisotado de 1 cm em 45º. Para que a pessoa possa fazer uso do lavabo no banheiro acessível, o espaço deve estar livre de gabinetes para garantir a aproximação da cadeira de rodas. E a altura sob o tampo deve ter 0,73m e sobre o tampo de 0,78m a 0,80m. A bacia sanitária deve ser elevada e é preciso ter barras de apoio na pia, lavatório e dentro do box. E o mais importante, o banheiro precisa ter uma boa área de transferência para circulação.

1 – Vaso Sanitário

O vaso sanitário de um banheiro acessível não deve ter aquela abertura frontal que a maioria tem, e sua altura deve ter 0,46m do piso para uso adulto e 0,36m para uso infantil.

2 – Lixeiras

As lixeiras para o banheiro acessível devem ficar fora da área de locomoção para não atrapalhar. E para facilitar todo o trabalho é preciso que a sua abertura seja ou basculante ou automatizada

3 – Barras de apoio

Na hora de escolher as barras de apoio do vaso sanitário, é preciso prestar muita atenção na qualidade do material. As barras podem ser não apenas fixas como basculantes e devem ser instaladas a 0,75m do piso (para uso adulto) e a 0,60m (para uso infantil). Você pode instalar barras ao lado do vaso sanitário e dentro do box para auxiliar na hora do banho.

4 – Porta toalhas

Para garantir mais autonomia para quem usar o banheiro, o porta-toalhas do banheiro acessível devem ser instalados entre 0,80m e 1,20m do piso. Assim fica fácil secar a mão sem precisar de ajuda.

5 – Área de banho

A área de banho não deve ter desníveis, para evitar acidentes. E alguns itens que são necessários para essa área são a ducha com altura regulável, barras de apoio e banco.

6 – Torneiras

As torneiras em banheiros acessíveis devem possuir uma alavanca mais longa para portadores de necessidades especiais e acionamento em altura baixa e horizontal o que facilita o acesso do cadeirante.

Depois de providenciar todos esses materiais o seu banheiro acessível está pronto para uso. E lembre-se sempre de fazer a manutenção nesse banheiro para que nada esteja fora do lugar e cause um acidente!

Quer conhecer mais produtos para banheiros acessíveis e itens de segurança? Venha para a Nichele Materiais de Construção!

Deixe um Comentário

Categorias & Tags

Nossas Lojas

Marcas Parceiras